Na última segunda-feira (26), após ser findado o procedimento investigatório, foi posto em pauta da 22ª Sessão Ordinária do II Período Legislativo de 2018 o relatório emitido da Comissão Parlamentar de Investigação em face do Prefeito Hélio dos Terrenos apurando os atos do agente público.
Denúncias foram recebidas pelo Poder Legislativo local e com isto, deu-se início a CPI em 07 de maio de 2018 por iniciativa do Vereador Bruno Galvão, investigando a prática de supostos crimes contra a Administração Pública tais como: contratações fantasmas; nepotismo; desvio de finalidade; contratações fraudulentas e promoção pessoal com uso da máquina pública.
No tocante ao Nepotismo, alguns nomes foram citados:
- Maria Luzinete Campelo Torres – Secretária de Ação Social
- Uriel José Campelo Filho – Procurador Geral do Município
- Uriel José Campolo – Efetivo nomeado Controlador Geral
- Alexsia Uryelle Teixeira Campelo – Contrato por Excepcional Interesse Público como Auxiliar Administrativa da AEB
- Filha do Controlador Geral
- Irmã do Procurador Geral
- Sobrinha da Sec. Ação Social
- Filha da Controladora da AEB
- Sobrinha de Uerton Bezerra Campelo
- Débora Teixeira Campelo – Efetiva nomeada controladora da Autarquia Educacional de Belo Jardim – AEB
- Mãe do Procurador Geral
- Esposa do Controlador Geral
- Cunhada da Secretária de Ação Social
- Mãe de AlexsiaUryelle Teixeira Campelo
- Pedro Alexandre de Barros Melo Campelo – Contrato por Excepcional Interesse Público – Agente de Endemias
- Sobrinho da Sec. De Ação Social
- Sobrinho do Controlador Geral
- Primo do Procurador Geral
- Filho de Uerton Bezerra Campelo
- Werton Matheus de Barros Melo Campelo – Contrato por Excepcional Interesse Público – Auxiliar de Serviços Administrativos da PMBJ
- Sobrinho da Sec. De Ação Social
- Sobrinho do Controlador Geral
- Primo do Procurador Geral
- Filho de Uerton Bezerra Campelo
- Euda Fabiana Lima de Oliveira – Contrato por Excepcional Interesse Público – Auxiliar de Serviços Administrativos da PMBJ
- Esposa de Uerton Bezerra Campelo
- Cunhada da Sec. De Ação Social
- Cunhada do Controlador Geral
- Madrasta de Pedro Alexandre de Barros Melo Campelo e Werton Matheus de Barros Melo Campelo
- Uerton Bezerra Campelo – Contrato por Excepcional Interesse Público – Auxiliar de Serviços Administrativos da PMBJ
- Irmão da Sec. De Ação Social
- Irmão do Controlador Geral
- Tio do Procurador Geral
- Esposo de Euda Fabiana de Lima Oliveira
- Cunhado de Débora Teixeira Campelo
- Pai de Pedro Alexandre e Werton Matheus
- Tio de AlexsiaUryelle
Outros nomes foram relatados, agora como funcionários que não dão expediente de forma devida e regular presença:
1- Cristiano Araújo de Carvalho – Auxiliar Administrativo
2- Myrthis Suyanne dos Santos–Auxiliar Administrativo
3-Mercia Ferreira Lins – Aux. Serviços Administrativos
4- Vitor Oliviera da Silva – Auxiliar Administrativo
5- Luiz Benedito dos Santos – Auxiliar de Serviços Administrativos
6- Pedro Ari dos Santos – Auxiliar Administrativo
7- Werton Matheus de Barros Melo Campelo – Auxiliar Administrativo
8- Jober Gomes Aires – Auxiliar Administrativo
Os pedidos recomendados no relatório estão especialmente a abertura de um processo administrativo e afastamento imediato do Prefeito das suas funções executivas.
Entretanto, o mesmo relatório foi arquivado com 8×4 votos em plenário sendo Claudemir Paulino, Marco Buchudo, Da Paz, Evandro Macarrão, Tenente, Zé Gury Jr. e Euno Andrade votaram contrários ao relatório. Pitomba da Lotação, Nilton Senhorinho, Marcelino Monteiro e Bruno Galvão votaram a favor.
Vale destacar que mesmo arquivado, órgãos competentes serão notificados como o Ministério Público em que poderá aproveitar toda a produção de provas proferidas pelo procedimento investigatório; TCU; Procuradoria do Estado; Gaeco; MPF.
Primando sempre pela publicidade, todo o relatório encontra-se disponível no site da Câmara Municipal.
Comunicação CMBJM