A Câmara Municipal de Belo Jardim realizou em suas dependências um processo de sanitização na última segunda-feira, 21 de fevereiro, com a finalidade de higienizar os dois prédios da entidade. A sanitização é um procedimento que visa a redução dos índices de bactérias, fungos e vírus pelo uso de produtos saneantes específicos. Esta medida foi adotada após um surto de Covid-19 que atingiu pelo menos 10 servidores, entre vereadores e funcionários do corpo administrativo, fato que motivou o Presidente José Lopes a determinar por meio da Portaria nº 32/2022 a suspensão das atividades da edilidade pelo período de 10 dias. O processo de higienização dos prédios é importante pois auxilia na manutenção da saúde de todas as pessoas que transitam diariamente pelo local e foi possível graças à parceria entre a Câmara Municipal e a Secretaria de Saúde do Município.
Vale salientar ainda que a Câmara Municipal disponibiliza teste de Covid-19 para todos os servidores que apresentem sintomas ou que tenham contato com alguém infectado; máscaras descartáveis; e, álcool 70º e em gel (esses últimos disponibilizados para servidores e visitantes); além de limpeza permanente e diária de seus espaços.
A Câmara Municipal foi pioneira na cidade na cobrança de Cartão de Vacinação do seu corpo funcional, bem como de visitantes, medida essa reforçada pela portaria 28/2022. Atualmente a lotação do plenário está limitada a 50% dos assentos disponíveis, em conformidade com o Decreto Estadual vigente.